Aspectos culturais
Os aspectos culturais do município são predominantemente de origem alemã e pomerana. Os de origem italiana destacam-se no Distrito de Aracê. Tais aspectos manifestam-se na alimentação, na música, na arquitetura, etc.
A tradição do martinense pode ser constatada na "Sommerfest", ou "Festa da Imigração Alemã", que ocorre desde 1987 na Sede, no final de janeiro. A apresentação de grupos folclóricos, bandas típicas alemãs e desfiles alegóricos atraem milhares de visitantes todos os anos.
Para manter a tradição trazida pelos colonizadores, em 1984 foi criado no município o Grupo Folclórico Bergfreunde, o primeiro no estado do Espírito Santo. A partir daí outros surgiram e hoje já são cinco, que se apresentam nos eventos da cidade e também pelo país.
Outra forma de apreciar a cultura local é por meio das bandas de metais. No município existem duas, a Pommerchor e Pommerweg”s, ambas da região pomerana de Melgaço. Elas surgiram dos tradicionais coros de trombones que acompanham os hinos nos cultos das igrejas evangélicas luteranas em ocasiões de casamentos, batizados, visitas a idosos e até mesmo em sepultamentos. Hoje se apresentam também fora dos templos em festas circulares e para grupos de visitantes. Há ainda o Grupo Cultural Martinense que há mais de 50 anos é presença garantida nos eventos locais.
O uso de concertinas e sanfonas é outra tradição mantida no município, principalmente em casamentos e animados forrós. Há também os corais, que já são seis e tem um repertório que mescla canções sacras e seculares. Alguns grupos entoam canções em língua alemã.
A língua trazida pelos imigrantes também é muito forte entre o povo martinense. Tanto o Pomerano, como o dialeto Hunsrück ainda são utilizados pelos descendentes para se comunicarem. Há registros de pessoas, geralmente de mais idade, que não falam português. Há inclusive, igrejas luteranas que realizam cultos uma vez por mês nesses idiomas.